top of page

O curso de Especialização em Atividade Física para pessoas com Deficiência foi criado pelos professores Osni Oliveira Noberto da Silva e Jorge Lopes Cavalcante Neto, líderes do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Especial e Educação Física Adaptada (GEPEFA/UNEB).

Desde sua criação em 2012 o GEPEFA vem realizando diversos encontros para a socialização dos princípios da Educação Especial e da Educação Física Adaptada. Por meio das reuniões de grupo alunos e professores compartilharam e continuam compartilhando saberes e enriquecendo sua fundamentação acerca das áreas citadas. Além disso, o GEPEFA promoveu a criação de dois projetos de extensão no Campus IV. O projeto Cuidar Ativo, sob a coordenação do professor Jorge Lopes Cavalcante Neto, que visa atender com atividades físicas e reuniões de grupo mães de crianças e adolescentes com deficiência da cidade de Jacobina e região e o projeto FORMADI, sob a coordenação do professor Osni Oliveira Noberto da Silva, que visa capacitar professores para lidar com alunos com deficiência na perspectiva da Educação Inclusiva na sala de aula regular.

Completando a tríade universitária, o GEPEFA teve diversos trabalhos apresentados em eventos da área de nível nacional e internacional, além de publicações em periódicos especializados. Cabe destacar a produção de manuscritos durante o VIII Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada, realizado na cidade de Ilhéus-Ba em 2012, o V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro dos pesquisadores da Educação Especial, realizado na cidade de São Carlos-SP, em 2012, o VIII Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana, realizado na cidade de Rio Claro-SP em 2013, o VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, realizado em Londrina-Pr, em 2013 e o VII Congresso Brasileiro de Educação Física, saúde e cultura corporal e Congresso internacional de Educação Física, saúde e cultura corporal, realizado em Recife-Pe, em 2013. Tudo isso, divulgando o nome do grupo e da UNEB, fornecendo o incentivo cada vez maior aos alunos e alunas integrantes do curso no fortalecimento da área.

A importância da criação do referido curso está atrelada diretamente ao início do funcionamento do curso de Licenciatura em Educação Física do campus IV da Uneb no ano de 2005.

Desde o seu inicio até agora este curso de graduação vem contribuindo de forma significativa para a formação de professores para atuar na docência da Educação Básica, onde esta importância pode ser ampliada a nível regional, além dos limites do município de Jacobina, alimentando uma ampla rede de ensino, municipal, estadual e particular, que tem a Educação Física na Educação Básica como importante elemento do currículo, conforme estabelecido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Deste modo a criação de um curso de Especialização Lato Sensu no campus IV fortalece o curso de graduação, ampliando sua produção científica, em uma relação recíproca de crescimento e fortalecimento dos projetos de extensão e dos grupos de pesquisa existentes.

Assim, o curso de Especialização em Atividade Física para pessoas com Deficiência foi oficialmente criado e autorizado através da Resolução nº. 1.082/2014, publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia em 07 de novembro de 2014.

A primeira turma foi iniciada em 2015 e teve sua finalização em 2017 com oito graduados. Para além da formação, muitas produções acadêmicas advindas do curso foram publicadas posteriormente, ajudando na qualificação dos estudos sobre atividade física para pessoas com deficiência nos municípios do estado da Bahia, como também proporcionou a muitos dos egressos a ingressarem em seguida em cursos de Mestrado.

 

 

 

OBJETIVOS

 

  • Qualificar os graduados principalmente em Educação Física, mas também em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, no sentido de construir e reconstruir as bases conceituais, procedimentais e atitudinais para avaliar, produzir e implantar ações educativas para alunos com deficiência nos diferentes campos de atuação da área.

 

  • Discutir e se apropriar dos diferentes esportes paralímpicos.

 

  • Promover debates sobre tema da Atividade Física aplicada a alunos com deficiência.

 

bottom of page